quarta-feira, 15 de setembro de 2010

QUANDO A FÉ SOBREPÕE A REALIDADE

O livro de Ester é muito interessante. Embora o nome de Javé/Deus não apareça em versículo algum, é impossível deixar de notar sua Providência em todo o livro. E um texto em especial me chama toda a atenção. Ele é o capítulo 4, verso 14 que diz: "pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família do seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?" O contexto é o seguinte: o povo judeu estava em perigo por causa de um megalomaníaco chamado Hamã e que queria não apenas a morte de Mordecai (um homem que teve a coragem/ousadia de não se dobrar diante de homem algum), mas de todo o seu povo. Diante da situação, a rainha Ester, judia, fica sabendo que o seu povo está em alvoroço e que Mordecai rasgara suas vestes (um sinal de tristeza profunda/quebrantamento) e lhe mandam perguntar o que está acontecendo. Ele então explica a situação e pede a intervenção de sua filha de criação - Ester. Ela por conhecer os trâmites reais (quem entrar na presença do rei sem ser anunciado por morrer) fica com medo e aí vem então a colocação de Mordecai - em linhas gerais o que ele diz é - Saiba Ester que Deus lhe permitiu ser rainha para usar de sua influência para interceder pelo seu povo. Entenda que se você não agir, Deus intervirá e livrará os judeus, mas você morrerá por não usar sua posição como instrumento de libertação. Observe alguns detalhes.
1. A confiança de Mordecai - "socorro e livramento virá do Senhor...";
2. O conflito de Ester entre o medo da morte a possibilidade de ser usada por Deus.

Quando olho para a nossa sociedade e vejo o levante de inúmeros Hamãs, tentando destruir e exterminar o povo de Deus, Sua Palavra, entre tantas outras coisas, as palavras de Mordecai ecoam por todos os lugares dizendo: "Ei, levanta. Quem sabe não foi para isto que Deus lhe colocou como funcionário do governo nesta repartição. Te colocou como professor nesta escola, como advogado nesta empresa, como escritor neste jornal, como padeiro nesta panificadora". Olhe.... Deus lhe permitiu estar neste lugar para este tempo, então acorde! E fale ao Rei. Fale aos seus superiores, aos seus amigos. Interceda por seu povo! Se coloque como homem/mulher de Deus para este Tempo! Ele sabia que Deus jamais os abandonaria e que o Senhor providenciaria livramento aos judeus. Sua fé sobrepôs a realidade - a do extermínio de seu povo.
Todos nós enfrentamos situações em que tememos por nossas vidas, nossos empregos. Como alguém  já disse: todos nós temos medo. A diferença é não deixar sermos dominados por ele. Ester teve medo mas não deixou ser dominada por ele. Chamou o seu povo a orar e jejuar e Deus lhes concedeu grande livramento. Qual a diferença entre Ester e nós? Ela usou sua posição para abençoar. E nós? Temos usado nossa posição para abençoar o povo de Deus, lutar contra tudo o que não agrada ao Senhor? É hora de refletir e agirmos...

De seu amigo e pastor
Marcos Marangoni

terça-feira, 7 de setembro de 2010

EU NÃO ME CONFORMO!!!

 "O que mais preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." Martin Luther King Jr.

Vivemos em uma geração que se conforma com tudo. Se conforma com as falcatruas de políticos, escolhidos por nós, cidadãos brasileiros e ainda dizemos: é normal. Que acha graça quando um partido, consciente das leis eleitorais onde um candidato bem votado significa outros de seu partido dentro da esfera legislativa, permite a um palhaço por profissão, sem experiência alguma de administração pública, dizer frases que demonstram o total desleixo para com o nosso povo, se candidatando apenas para atrair eleitores. E com estimativas em torno de 300 mil a 1 milhão de votos! Um povo que idolatra telenovelas, em um autêntico - a vida como ela é (de Nelson Rodrigues) achando que tais valores anunciados são "inocentes" ou parte de uma ficção nada intencional. 
Uma geração que não se importa com ações contra a vida humana, como leis em tramitação sobre a legalização do aborto (PNDH3), que não se preocupam com a perseguição velada ao cristianismo em nosso país com projetos de leis que buscam impedir que pastores preguem a Palavra de Deus em canais abertos de televisão e rádio. Que não se valorizam, não se posicionam face a tanta imoralidade, tanta desonestidade, tanta mesmice, tanta incoerência, tanta falta de temor a Deus. Eu não me conformo! Não me conformo com o fato de viver em um país denominado livre e democrático no qual, a todo momento, sou hostilizado por minha fé, por expressar meu amor a Deus e também por me posicionar a respeito do movimento GLTB com riscos de ser censurado,  processado e no futuro criminalizado!
E o que dizer do nosso povo evangélico. De nossos jovens. Esqueceram que para o apóstolo João, nós que somos considerados "fortes - pois venceste o maligno",  preferimos hoje viver como elefantes presos a uma pequena cordinha pois em nossas mentes fomos ensinados a não enfrentar, não lutar, não resistir, não ultrapassar a cerquinha.
Quando Martin Luther King Jr, líder negro da igreja batista nos EUA, disse "O que mais preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons", ele estava preocupado com o  sofrimento que o seu povo  passava, mas que, os mesmos "irmãos de fé" brancos, que deveriam juntamente com ele levantar a voz e lutarem por igualdade e justiça a todos os seres humanos, preferiram se silenciar. EU NÃO ME CONFORMO!
Não me conformo com um cristianismo superficial, que prefere fazer "a obra de Deus" ao invés de SERVIREM ao DEUS da obra. Que se esqueceram que, para termos intimidade com Deus e, através DEle   sermos sal (impedir a putrefação deste mundo) e luz (indicarmos o caminho a seguir) não existe mágica, a não ser uma vida de leitura da Palavra de Deus e oração. Uma geração que fechou os olhos e os ouvidos para não terem de prestar contas do seus atos como se isto fosse possível pois "diante DEle todos nós comparecemos perante seu tribunal".
Eu não me conformo. Novamente eu digo, onde estão os Pedros da vida que dizem "nos importa mais obedecer a  Deus do que aos homens". As Esters que entram na presença do rei e pede e intercede a favor de seu povo. Dos Joões Batistas que clamam "voz que clama no deserto, endiretai os vossos caminhos".
Sei que não posso mudar o mundo, mas também sei que não deixarei minha mente se conformar com tanta contrariedade à Palavra de Deus. A escolha é de cada um. Mas não deixarei de fazer a diferença onde quer que eu esteja.


"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente..." - Rm. 12:2

De seu inconformado amigo
 Pr Marcos Marangoni




quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Posicionamento do Pr. Paschoal Piragine Jr sobre as eleições 2010.


Queridos... estamos vivendo tempos difíceis e a pergunta que faço é: de que lado estamos? Que tipo de postura estamos tendo face a tanta iniqüidade? Onde estão os jovens de valor que a Palavra de Deus tanto nos mostra como José, Ester, Daniel, Débora, João Marcos, Timóteo etc. Não pretendo viver a minha "deitado eternamente em berço esplêndido",  como diz nosso hino nacional ou como  vaquinha de presépio ou coisa parecida. Fui chamado para ser sal (isto é, impedir a putrefação desta geração) e luz (para mostrar qual o caminho certo a seguir). É hora de termos ATITUDE! A decisão está em nossas mãos!

De seu amigo e pastor
Marcos Marangoni
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...