quarta-feira, 15 de setembro de 2010

QUANDO A FÉ SOBREPÕE A REALIDADE

O livro de Ester é muito interessante. Embora o nome de Javé/Deus não apareça em versículo algum, é impossível deixar de notar sua Providência em todo o livro. E um texto em especial me chama toda a atenção. Ele é o capítulo 4, verso 14 que diz: "pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família do seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?" O contexto é o seguinte: o povo judeu estava em perigo por causa de um megalomaníaco chamado Hamã e que queria não apenas a morte de Mordecai (um homem que teve a coragem/ousadia de não se dobrar diante de homem algum), mas de todo o seu povo. Diante da situação, a rainha Ester, judia, fica sabendo que o seu povo está em alvoroço e que Mordecai rasgara suas vestes (um sinal de tristeza profunda/quebrantamento) e lhe mandam perguntar o que está acontecendo. Ele então explica a situação e pede a intervenção de sua filha de criação - Ester. Ela por conhecer os trâmites reais (quem entrar na presença do rei sem ser anunciado por morrer) fica com medo e aí vem então a colocação de Mordecai - em linhas gerais o que ele diz é - Saiba Ester que Deus lhe permitiu ser rainha para usar de sua influência para interceder pelo seu povo. Entenda que se você não agir, Deus intervirá e livrará os judeus, mas você morrerá por não usar sua posição como instrumento de libertação. Observe alguns detalhes.
1. A confiança de Mordecai - "socorro e livramento virá do Senhor...";
2. O conflito de Ester entre o medo da morte a possibilidade de ser usada por Deus.

Quando olho para a nossa sociedade e vejo o levante de inúmeros Hamãs, tentando destruir e exterminar o povo de Deus, Sua Palavra, entre tantas outras coisas, as palavras de Mordecai ecoam por todos os lugares dizendo: "Ei, levanta. Quem sabe não foi para isto que Deus lhe colocou como funcionário do governo nesta repartição. Te colocou como professor nesta escola, como advogado nesta empresa, como escritor neste jornal, como padeiro nesta panificadora". Olhe.... Deus lhe permitiu estar neste lugar para este tempo, então acorde! E fale ao Rei. Fale aos seus superiores, aos seus amigos. Interceda por seu povo! Se coloque como homem/mulher de Deus para este Tempo! Ele sabia que Deus jamais os abandonaria e que o Senhor providenciaria livramento aos judeus. Sua fé sobrepôs a realidade - a do extermínio de seu povo.
Todos nós enfrentamos situações em que tememos por nossas vidas, nossos empregos. Como alguém  já disse: todos nós temos medo. A diferença é não deixar sermos dominados por ele. Ester teve medo mas não deixou ser dominada por ele. Chamou o seu povo a orar e jejuar e Deus lhes concedeu grande livramento. Qual a diferença entre Ester e nós? Ela usou sua posição para abençoar. E nós? Temos usado nossa posição para abençoar o povo de Deus, lutar contra tudo o que não agrada ao Senhor? É hora de refletir e agirmos...

De seu amigo e pastor
Marcos Marangoni

2 comentários:

  1. A história de Mardoqueu realmente é inspiradora. Muitos de nós, infelizmente, temos nos curvado perante "Hamã", e por isso não temos mais vivido milagres da parte do Senhor!

    http://evfabiomagalhaes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Pr. Marangoni... quanto tempo querido.... fico feliz por toda essa nova fase que você tem vivido... Um grande abraço a você meu amigão e a toda a família...

    Pr. Kleber Gomes, Campo Grande/MS.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...